COMBATE ÀS FRAUDES: Operação desarticula esquema de fraudes no Instituto de Previdência de Rondônia

Durante a ação, foram presas quatro pessoas em Porto Velho (RO)

Da Redação (Brasília) – Operação Imprevidência desarticulou, nesta segunda-feira (12), uma organização criminosa responsável por fraudar investimentos feitos pelos Institutos de Previdência de Porto Velho (RO) – (Ipam) – e de mais cinco municípios do estado. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e sete mandados de condução coercitiva em Rondônia e São Paulo.

A investigação apurou que uma organização criminosa, formada por empresários, corretores de investimentos de São Paulo, lobistas e servidores públicos atuou com o fim de viabilizar a realização de aplicação de R$ 80 milhões do Ipam em fundos de investimentos “podres” como contrapartida pela injeção de valores na campanha de reeleição do prefeito de Porto Velho.

Para atingir o objetivo, a organização criminosa procurou pressionar e corromper servidores públicos, mediante o oferecimento de propina. A organização criminosa pretendia captar R$ 250 milhões junto aos institutos de previdência de municípios de Rondônia para investi-los em fundos “podres”.

A Justiça Federal determinou o afastamento do presidente do Ipam e a proibição de cinco investigados de frequentarem o local. Os acusados responderão pelos crimes de organização criminosa, gestão fraudulenta e corrupção ativa.

A operação batizada de Imprevidência contou com a participação de 73 policiais federais e dois auditores da Previdência Social.

O post COMBATE ÀS FRAUDES: Operação desarticula esquema de fraudes no Instituto de Previdência de Rondônia apareceu primeiro em Previdência Social.

FUENTE:

http://www.previdencia.gov.br/2016/12/combate-as-fraudes-operacao-desarticula-esquema-de-fraudes-no-instituto-de-previdencia-de-rondonia/