Mais 1 milhão de doses da vacina contra febre amarela

A luta contra a febre amarela no Estado vai ganhar um reforço nos próximos dias: um milhão de doses de vacina, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa). Ao todo, com as vacinas que vão chegar, o Estado vai completar 3.650.000 doses da imunização.

As novas doses serão enviadas aos 18 municípios que ainda não estavam realizando a vacinação cautelar: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Anchieta, Aracruz, Boa Esperança, Conceição da Barra, Itapemirim, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy e São Mateus.

Segundo a gerente de vigilância em saúde da Sesa, Gilza Rodrigues, embora 1 milhão de doses só cheguem após o Carnaval, os capixabas não precisam se preocupar, pois o estoque atual é o suficiente para mais três semanas.

“Uma outra novidade é que agora a população destes 18 municípios vai poder tomar a vacina sem necessariamente ter de comprovar deslocamento para uma área de risco. Nosso Estado é muito pequeno e as pessoas se deslocam o tempo todo, é interessante poder dar a vacina a quem quiser ser imunizado, pois ajuda no controle da doença, já que a vacina é a única forma de prevenção disponível”, disse ela.

A gerente da Vigilância em Saúde explicou que a prioridade da vacinação era das áreas de risco e, até o momento, 972.566 pessoas foram imunizadas (71,58% de cobertura vacinal) nos 60 municípios que já iniciaram a vacinação cautelar.

“Muitos municípios que fazem a vacinação cautelar, aquela disponível para toda a população, já estão chegando perto da imunização completa e, por este motivo, podemos voltar a atenção e recurso para os outros municípios, que não estavam em situação de risco.”

Mortes

De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (23) pela Sesa, de um total de 165 casos suspeitos, 43 foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que 14 mortes foram confirmadas – quatro a mais em relação à semana passada.

As mortes foram em Ibatiba (3), Colatina (2), Itarana (2), Irupi (2), Laranja da Terra (1), Pancas (1), Muniz Freire (1), Afonso Cláudio (1) e São Roque do Canaã (1)

Há 122 casos da doença ainda em investigação.

Reportagem: Rayza Fontes e Milena Martins

FUENTE:

http://www.tribunaonline.com.br/mais-1-milhao-de-doses-da-vacina-contra-febre-amarela/