Buscador de Noticias Mundial. La mas completa informacion para todos los usuarios en todos los idiomas.



Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em todo o país e agora se estende até o dia 9 de junho. A decisão foi anunciada na manhã desta quinta-feira (25), devido à baixa cobertura vacinal. A campanha terminaria nesta sexta-feira (26).

No Estado, 664.359 pessoas foram vacinadas até as 11 horas desta quinta, cerca de 68% do público-alvo, que é de 968.615 pessoas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), apenas o público indígena atingiu a meta de vacinação.

Segundo as informações repassadas pelos municípios, a adesão do público-alvo está em 55,05% entre as crianças, 56,67% entre trabalhadores de saúde, 51,99% entre gestantes, 70,13% nas puérperas, 93,48% entre os indígenas, 79,30% nos idosos e 62,70% entre os professores.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, destaca que a baixa adesão pode estar relacionada a uma mudança na ação do vírus da gripe. “Em 2016, houve uma antecipação da circulação do vírus, o que ocasionou um grande número de casos da doença e óbitos. Isso fez com que as pessoas buscassem a vacina com medo da doença. Este ano, como tivemos poucos casos da doença fora da temporada (entre abril e maio), as pessoas podem estar se sentindo protegidas. É preciso reforçar que a vacina não é cura, é prevenção”, destacou.

A coordenadora destaca ainda que este momento é o ideal para as pessoas se vacinarem para ficarem protegidas no inverno e pela vacinar demorar 15 dias para fazer efeito. O inverno começa no dia 21 de junho, quando o vírus começa a circular com maior intensidade. Danielle alerta ainda que crianças e gestantes são grupos muito vulneráveis. “É preciso lembrar que o quantitativo de doses de vacinas recebidas é para atender ao grupo prioritário, que tem mais chance de ter a doença agravada baseado em dados epidemiológicos. Vale ainda ressaltar que essa é a 19ª campanha nacional de vacinação, que começou imunizando apenas os idosos e hoje já tem um grupo prioritário maior”, disse.

O público-alvo para ser vacinado contra a gripe inclui crianças de seis meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que atuam em sala de aula.

FUENTE:

http://www.tribunaonline.com.br/campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-e-prorrogada/