Buscador de Noticias Mundial. La mas completa informacion para todos los usuarios en todos los idiomas.



Brasil conta com 131 mil novos empregos de “motorista de aplicativo”

Cleonice de Jesus é motorista cadastrada no Cabify e no Yet GO. Foto: Dayana Souza/AT

A mais recente pesquisa do IBGE sobre desemprego no Brasil mostrou que quatro setores registraram crescimento na geração de empregos: indústria, transportes, comércio de veículos e administração pública. A administração pública e os serviços de saúde e educação privados, que compõe um grupo único, geraram 485 mil novas vagas no segundo trimestre, quase um terço do total de 1,2 milhão de novos postos no período.

Destes setores, no segmento de transportes, o IBGE apontou que cresceu o número de trabalho por conta própria o que indica maior contingente de pessoas que atuam como motoristas de aplicativos de celular, como o Uber, Cabify e YetGo, por exemplo. Neste período foram gerados 131 mil novos postos de trabalho.

Segundo o IBGE não é possível determinar onde os empregos públicos foram criados e explicou que há impacto da sazonalidade.

“O motorista de aplicativo é uma forma de reinserção mais simples no mercado e muitas pessoas procuraram essa opção na crise”, explicou o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo. Na indústria, o ganho no número de vagas foi de 375 mil, concentradas principalmente no setor de alimentos.

 

Weslei Radavelli, com informações da Agência Folhapress

FUENTE:

http://www.tribunaonline.com.br/brasil-conta-com-131-mil-novos-empregos-de-motorista-de-aplicativo/