Buscador de Noticias Mundial. La mas completa informacion para todos los usuarios en todos los idiomas.



Nutridicas: Xô Insônia!, por Gabriela Rebello

Dormir é muito bom, né gente? Ter uma noite de sono tranquila e acordar cheio de disposição é maravilhoso. O sono também tem essa função, de restaurar o nosso organismo depois de um dia cansativo e cheio de obrigações.

O sono é um período de descanso para o corpo, sendo fundamental para as suas funções biológicas, isso mesmo, dormir vai muito além de repousar nosso corpo e nossa mente.

Durante o período em que estamos dormindo, acontecem inúmeros processos metabólicos, que, caso sejam alterados, podem mudar todo o equilíbrio do nosso organismo. O sono tem como função controlar a temperatura corporal. Além disso, durante o sono acontece a consolidação da memória e do aprendizado.

Todas as informações que recebemos ao longo do dia são firmadas no período em que estamos dormindo.

O sono é uma atividade noturna e seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo de maior duração na infância, diminuindo com a idade. Noites mal dormidas podem influenciar também no controle do peso. Quando a pessoa dorme mal, ela tende a comer mais durante o dia, principalmente doces e carboidratos, que em excesso podem aumentar a circunferência da gordura abdominal e levar a diminuição da massa muscular.

É importante ressaltar que com o aumento do percentual de gordura corporal podemos também aumentar os riscos para as doenças cardiovasculares, o aumento das chances de diabetes e de dores no corpo, caso o sono mal dormido vire um problema crônico.

Mas se a sua dúvida é sobre o que a alimentação tem a ver com o controle do sono? Tudo! Calma que a Nutri explica.

O triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebro. E onde encontramos o triptofano? Nos alimentos! É por isso que um dos remédios caseiros mais conhecidos para a insônia é tomar antes de dormir uma xícara de leite morno, pois contém triptofano, com uma colher de chá de mel, que é um carboidrato, pois os carboidratos facilitam a entrada do triptofano no cérebro.

Por outro lado, consumir alimentos gordurosos antes de dormir, além de provocar azia e má digestão podem causar um sono inquieto.

Outra substância muito importante é a melatonina, hormônio responsável pela indução e manutenção do sono. Algumas mudanças simples no dia a dia podem te ajudar a ter um sono tranquilo, confira ai:

1. Crie o ambiente do sono;
2. Evite café e alimentos ricos em cafeína (chás, refrigerantes e chocolates) após as 16h;
3. Retire todas as fontes de luz do quarto;
4.Pratique atividade física regular;
5. Evite comer compulsivamente após as 19h, principalmente alimentos ricos em açúcares e gorduras;
6. Consuma chás calmantes no período da noite;
7. Mantenha-se hidratado.

Pode acreditar, seguindo esses passos a insônia não fará mais parte de suas noites.

Agora todo mundo vai dormir com os anjinhos! Gostaram das dicas? Testem e me contem. Espero vocês na semana que vem.


Dica da Nutri

Alimentos que não podem faltar! São alimentos ricos em triptofano: banana, iogurte natural, leite, couve, alface e hortelã. O arroz integral e a aveia também são ricos em hormônio do sono – a melatonina – assim como a ervilha, as frutas vermelhas e a cebola. Fontes de magnésio, as verduras escuras assim como as sementes e castanhas, são indicadas por auxiliarem no relaxamento dos músculos e dos nervos.


GABRIELA REBELLO é nutricionista

FUENTE:

http://www.tribunaonline.com.br/nutridicas-xo-insonia-por-gabriela-rebello/