Buscador de Noticias Mundial. La mas completa informacion para todos los usuarios en todos los idiomas.



Vale quer comprar fatia da Samarco

Sede da Samarco em Anchieta

Sede da Samarco em Anchieta: negociação de compra deve durar 6 meses. Foto Vinícius Rangel 10/11/2015

A Vale quer comprar a parte da Samarco pertencente à BHP Billiton, segundo informações do jornal O Globo. O colunista Lauro Jardim afirmou que o negócio deve demorar cerca de seis meses para ser concluído.

A reportagem de A Tribuna entrou em contato com as três empresas e todas responderam que não iriam comentar o caso.

Se a Vale comprar a parte pertencente ao grupo BHP, ela terá controle total das ações da Samarco. A possível negociação ocorre quase um ano e meio após o desastre ambiental que interrompeu as atividades da mineradora.

Em novembro de 2015, o rompimento da barragem de rejeitos de minério da Samarco destruiu a comunidade de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, Minas Gerais. Dezenove pessoas morreram e a tragédia ambiental também afetou o Rio Doce.

Para o presidente do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metal Mecânico (CDMEC), Durval Vieira de Freitas, a principal vantagem é que a venda pode contribuir para uma aceleração no processo de retorno das atividades da Samarco.

“Isso será muito bom para a economia do Estado. Embora, signifique que o mercado vai se concentrar na Vale”, explicou.

Retorno

Enquanto isso, o esforço conjunto entre os governos de Espírito Santo e Minas Gerais para a retomada das atividades da Samarco prossegue. O licenciamento ambiental necessário para a volta da Samarco está em andamento. Não há previsão de quando o processo estará concluído.

A Prefeitura de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais, decidiu, no mês passado, não assinar a carta de conformidade que permitiria a mineradora receber uma das duas licenças necessárias para retomar suas atividades em Mariana.

A Vale descartou, na última semana, o retorno das atividades da Samarco ainda neste ano devido ao prolongamento das negociações com Minas Gerais.

Reportagem: Thaíssa Dilly

FUENTE:

http://www.tribunaonline.com.br/vale-quer-comprar-fatia-da-samarco/